Edilson José do Nascimento atua na região do Alto Paraopeba há mais de trinta anos. Sua trajetória é dedicada à proteção, valorização e difusão do patrimônio histórico e cultural de Ouro Branco e de toda a região.
Sua atuação profissional começou em 1993, na Prefeitura de Ouro Branco, como gerente de Cultura. Trabalhou como Superintendente de Interiorização da Secretaria de Estado de Cultura e fez parte da assessoria. Edilson também passou pela Secretaria de Cultura de Ribeirão das Neves e presidiu a Fundação de Parques e Áreas Verdes, de Contagem. Retornou a Ouro Branco para atuar novamente na Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico.
Guardião da Memória Local
Edilson Nascimento teve participação direta em intervenções de restauro importantes para a memória local. Desde 1993, acompanhou as obras na Igreja Matriz de Santo Antônio, contribuindo para a restauração em diferentes fases.
Na etapa de 2009, apoiada pelo BNDES e pela Lei de Incentivo à Cultura, que restaurou os bens móveis e elementos artísticos. E a fase concluída em 2021, financiada pelo Fundo de Defesa de Direitos Difusos do Ministério da Justiça, por meio da Plataforma Sementes. Seu trabalho alcançou a Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Conselheiro Lafaiete; a Fazenda das Carreiras, conhecida como a Casa de Tiradentes e a Capela Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Ouro Branco.
Gestão Pública
Na gestão pública, à frente da Gerência de Cultura e Patrimônio Histórico, priorizou ações de base. Promoveu iniciativas como ações educativas, oficinas e visitas guiadas para aproximar a comunidade de seus bens culturais. Contribuiu para o fortalecimento de tradições locais como a Folia de Reis e o Congado, garantindo a continuidade dessas expressões.
Terceiro Setor
Edilson fundou e integra a Associação Amigos da Cultura de Ouro Branco, onde ampliou o diálogo sobre preservação regional, articulando representantes de Belo Vale, Congonhas, Ouro Branco e Ouro Preto. Facilitou debates entre especialistas, gestores culturais e vereadores, buscando fortalecer políticas de memória e patrimônio no Alto Paraopeba.



