Força-tarefa para zerar fila de cirurgias Ginecológicas em Congonhas

Por Secretaria de Comunicação/ Prefeitura de Congonhas

A Prefeitura de Congonhas e o Hospital Bom Jesus (HBJ) implementaram uma força-tarefa para reduzir a fila de cirurgias ginecológicas no município. Antes, pacientes chegavam a esperar cerca de um ano pelo procedimento, que é o de maior demanda na especialidade.

O objetivo é zerar a fila nos próximos meses e garantir acesso rápido e humanizado ao atendimento. O esforço faz parte do novo modelo de gestão do HBJ e da intensificação da intervenção municipal na instituição de saúde.

Intensificação dos Procedimentos

A gestão transitória do HBJ, iniciada no final de agosto de 2025, identificou a demanda reprimida e traçou uma estratégia de aceleração, priorizando os casos mais graves e com maior tempo de espera.

Em novembro, foram realizadas 60 cirurgias ginecológicas a mais em comparação com o mês anterior. “Com isso, a fila foi reduzida em quase 5 meses e a capacidade semanal de realização de cirurgias ginecológicas dobrou”, conta Glauco Pontes, diretor técnico do Hospital Bom Jesus.

Experiência das Pacientes

Marinês das Graças dos Santos, que aguardava há nove meses, teve sua cirurgia para retirada de pólipo antecipada. “Graças a Deus, consegui realizar o procedimento, que foi bem sucedido, sem traumas. Agradeço pela oportunidade de conseguirmos um atendimento de qualidade no hospital do município”, destacou.

Maria Clemente elogiou a segurança e o tratamento oferecido pela equipe. “A cirurgia era algo que eu esperava há muito tempo e aqui, no HBJ, em tão pouco tempo, consegui realizar a cirurgia em novembro. Do início ao fim do tratamento, fui muito bem tratada com aquele carinho e dedicação dos profissionais, que são oferecidos a todos os pacientes”, disse.

Meta: Zerar a Espera

O esforço para aumentar a eficiência do HBJ envolve as equipes médica, de enfermagem e administrativa. A administração municipal planeja identificar outras especialidades com necessidade de aumento na oferta cirúrgica.

O Prefeito Anderson Cabido reforçou o compromisso de zerar as filas de cirurgias eletivas pelo SUS. A expectativa é zerar essa fila no início de 2026. “O objetivo é entregar para o cidadão congonhense uma cidade em que, quando ele precisar se submeter a uma cirurgia eletiva pelo SUS, não tenha de esperar meses a fio. Os resultados já estão aparecendo”.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *