A cidade de Ouro Branco realizou no último dia 22 de maio, palestras em alusão ao Maio Amarelo. Este é o mês de conscientização para evitar acidentes de trânsito.
As palestras aconteceram no auditório Fernando de Oliveira Silva. Os palestrantes foram Sergio Henrique Cardoso, Secretário de Segurança pública Mobilidade e Trânsito, Richard Cleydeman Zioto Friggi, Comandante da Guarda Civil Municipal de Ouro Branco, Denise Faria, servidora pública de Ouro Branco, Cassia Santos e José Beloti, engenheiro de Tráfico.
De acordo com os especialistas, as maiores infrações que todos se deparam estão relacionadas a estacionar veículos em pontos de ônibus, artigo 131 do CTB, condutores que estacionam na área de carga e descarga, locais específicos para os condutores descarregarem suas mercadorias. Para o condutor descarregar suas mercadorias eles acabam estacionando em fila dupla causando uma infração de trânsito e prejudicando a circulação das vias.
Outra infração é estacionar a menos de 5 metros da curva impedindo a visibilidade dos condutores na hora da conversão. Ainda há situações com o condutor sem o sinto de segurança, utilizando o celular conduzindo um veículo. Há um convênio entre a GCM com o órgão de trânsito para realização de blitz educativa do município, para fazer atuações de trânsito, fiscalização, orientação de trânsito, trabalho educativo, palestras nas escolas. Durante dez dias fazendo orientação de trânsito foram feitas 288 orientações.
Foi tirado alguns dados da secretaria nacional de trânsito do ministério da infraestrutura referente ao ano de 2023, e neste ano em Ouro Branco houve 477 sinistros de trânsito (acidentes de trânsito) com quatro vítimas fatais. São 39 acidentes por mês. No artigo 244 inciso 3 do CTB Conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor fazendo malabarismo ou equilibrando-se apenas em uma roda é uma infração gravíssima, a penalidade é multa retenção do veículo e suspensão do direito de dirigir e tem a medida administrativa que é a retenção do veículo e o recolhimento do documento de habilitação.
No artigo 311 do código penal se o condutor adultera a placa, suprime a placa ou faz alterações no chassi do veículo e ele for pego pelo agente de trânsito em uma blitz o condutor vai preso. Outros dois pontos que foram abordados na palestra foi sobre os animais de grande porte soltos nas vias (Bois, vacas e equinos…) que podem provocar o sinistro de trânsito. O motorista que usa do aparelho celular durante a direção do veículo fica desatento acarretando muitos sinistros de trânsito. Falta do uso do cinto de segurança e o uso de bebidas alcoólicas são infrações constantes.
No dia 16 de maio, foi realizada uma blitz educativa na Av. Mariza de Souza Mendes, onde o tema abordado foi o Maio Amarelo, uma campanha de conscientização e prevenção de acidentes no trânsito.
O Maio Amarelo tem como objetivo chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito do Brasil, e em todo o mundo, e assim, colocar em evidência o tema de segurança no trânsito.
A blitz educativa foi uma iniciativa da Prefeitura de Ouro Branco, por meio da Secretaria de Segurança Pública, Mobilidade e Trânsito, Gerência de Trânsito, com o apoio da Guarda Civil Municipal, NIA (Núcleo de Inteligência Ambiental) e Auto Escolas Inovar e Educar.
Responsáveis pela realização dos eventos: Ângelo Vinícius Miranda Tôrres, Gerente de Divisão da Gerência de Trânsito e Vaner Cantarelli Oliveira, Gerente de Trânsito e Mobilidade Urbana.




