“SE DEU DÚVIDA, É GOLPE”

A Polícia Militar em Minas Gerais lançou no mês de outubro, a megacampanha “SE DEU DÚVIDA, É GOLPE”, buscando prevenir e orientar a população sobre golpes financeiros on-line que podem ser aplicados principalmente nesse período da Black Friday e o período de Natal.

Por meio da Assessoria de Comunicação, o 31º Batalhão está enviando informações sobre alguns dos golpes mais comuns de serem aplicados, alertando o maior número de pessoas e orientando a suspeitarem de ligações ou mensagens desconhecidas. Apesar dos golpistas mudarem suas táticas constantemente, essas orientações ajudam a fazer com que as pessoas fiquem mais atentas.
Falaremos sobre o GOLPE DO DELIVERY.
COMO FUNCIONA O GOLPE DO DELIVERY
• Um suposto entregador vai até a casa da vítima e diz que ela tem uma encomenda para receber e que a entrega somente poderá ser realizada mediante o seu pagamento;
• Porém, esse pagamento é feito via cartão de crédito, não podendo serem usados outros meios;
• A vítima acaba por convencida e faz o pagamento;
• Nesse momento, a máquina utilizada está com o visor quebrado ou fraudada de alguma outra forma, e o golpista passa um valor muito maior do que o informado para a vítima;
COMO POSSO EVITAR SER VÍTIMA DO GOLPE DO DELIVERY
• A primeira dica é aquela que todo mundo sabe: desconfie de tudo e de todos;
• Empresas não exigem que pagamentos de taxas ou cobranças sejam feitas no ato da entrega do produto adquirido pelo cliente, a não ser que tenha ocorrido um acordo prévio, fato que pode ser confirmado entrando em contato com a empresa;
• Se isso acontecer, faça o teste: diga para o entregador que só pode pagar em dinheiro, que você não tem cartão de crédito. Se ele não entregar ou tentar te convencer a pagar com o cartão, desconfie, pois as chances de ser golpe são grandes;
• Não pague nada no cartão de crédito em lojas ou sites que você não sabe da
procedência e a credibilidade, muito menos com pessoas desconhecidas;
• Caso optar por pagar uma compra no ato da entrega, utilizando o seu cartão de crédito, confira o valor na tela antes de finalizar o pagamento. Se o equipamento apresentar algum defeito, não faça a transação;
• Para compras online, habitue-se a utilizar o cartão virtual;
• Ative sempre as notificações no app do banco para compras realizadas no cartão.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *