O jornal O Alto Paraopeba homenageia as vereadoras da cidade que tomaram posse em 2025. Nas eleições, as mulheres eram minoria entre as candidatas e, durante a campanha, muitas vezes não concorrendo com igualdade ou têm a mesma atenção que os homens.
Este ano, temos três vereadoras ocupando as cadeiras da Câmara Municipal de Ouro Branco, e uma delas ocupando cargo na Mesa Diretora, como secretária. Por isso, o jornal destaca a representatividade e liderança feminina na Casa Legislativa, que destaca um trabalho pelos direitos e melhorias das mulheres em nossa cidade.
Participação das mulheres na política ao longo da história
Em Ouro Branco, apenas seis mulheres foram eleitas na cidade. O primeiro mandato foi em 1993. Ou seja, em 32 anos, apenas seis vereadoras passaram pela Câmara Municipal. A cidade contou como representantes no Legislativo: Branca, Mariza Neiva Pinto, Cida Campos, Nilma, Valéria de Melo e Bruna D’Ângela.
No Brasil, somente em 1932, durante o governo de Getúlio Vargas, as mulheres conquistaram o direito do voto e puderam se candidatar a cargos políticos. Durante grande parte da História do Brasil, elas não tiveram presença nas decisões e tiveram negados os principais direitos políticos. Nas eleições de 1933, a doutora Carlota Pereira de Queirós foi eleita, tornando-se a primeira mulher deputada federal brasileira.
Vereadoras homenageadas
Vereadora Branca de Castilha Souza Cunha
Branca de Castilha Souza Cunha é formada em Gestão Pública e nasceu em Mendes Pimentel, MG, em 1958. Casada com Wilson Pereira Coelho, é mãe de Thalisiana, Thulio e Thatiana e avó de cinco netos: Pedro Paulo, Maria Luiza, João Vitor, Henrique e Otávio.
Sua primeira eleição foi nos anos 90, assumindo seu primeiro mandato entre 1993 e 1996. Figura política presente na história da cidade, está no sexto mandato. Foi eleita em 1997/2000 – 2001/2004 – 2009/2012 – 2013/2016 e hoje participa da atual Legislatura.
Branca esteve presente na Mesa Diretora da Câmara em várias oportunidades, foi presidente em 2012 e 2015, onde realizou concurso público, deu posse e efetivou os servidores da época. Também já presidiu todas as comissões permanentes da Câmara Municipal nesses 20 anos de suas atividades no Legislativo.
Moradora do bairro 1º de Maio há mais de 40 anos, sempre dedicou a vida
às pessoas que mais precisam e às comunidades mais carentes, sendo autora de vários projetos de leis (como a primeira lei aprovada no parlamento autorizando o Executivo a implantar a Guarda Municipal), requerimentos e indicações (como as novas instalações da UBS 1º de Maio) que visam melhorar a vida nas comunidades, com foco principal em melhorias na saúde, educação e segurança pública.
Na Prefeitura Municipal, foi Secretária de Administração no governo Sílvio Mapa e Secretária de Governo, de 2017 a 2020, no governo Hélio Campos. Nesta última, implantou o projeto de monitoramento eletrônico Olho Vivo em Ouro Branco. Trabalhou como assessora especial com a função de gerenciamento da habitação e regularização fundiária de 2020 a 2024, cumprindo o importante papel social de regularização de mais de mil imóveis sociais. Também presidiu vários conselhos municipais durante suas atividades na Prefeitura.
Em entidades de classe já foi presidente da União dos Vereadores do Estado de Minas Gerais e vice-presidente da União dos Vereadores do Brasil. Teve seu trabalho reconhecido ao receber a Medalha da Inconfidência Mineira, entregue em Ouro Preto, pelos relevantes trabalhos no legislativo mineiro, contribuindo com a independência de mais de 50 câmaras municipais de Minas Gerais.
Vereadora Nilma Aparecida Silva
Nilma Aparecida Silva é natural de Piumhi, MG e reside em Ouro Branco há quase 40 anos. Na cidade, criou seus três filhos Guilherme, Wagner e Gabriela e toda sua vida comunitária e profissional.
É Bacharel em Direito e tem uma extensa história de atuação pelo município. Nilma atuou desde a Associação de Pais e Mestres na Escola Municipal Livremente até importantes cargos no Executivo Municipal. Esteve em conselhos municipais (como o de Educação e da Mulher), trabalhou como Chefe de Gabinete e Secretária de Obras nos governos do Padre Rogério. E foi assessora durante muitos anos do deputado Padre João, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Em 2013, assumiu seu primeiro mandato como vereadora e, desde então, atua nas mais diversas frentes, tendo sido reeleita outras três vezes (2016, 2020 e 2024). Seu trabalho é baseado na defesa dos direitos, diminuição das diferenças e criação e implementação de leis que garantam uma cidade melhor para se viver.
Nilma é autora de quase 900 proposições na Câmara Municipal e cerca de 150 projetos de lei em temas de extrema relevância para a população, como proteção e defesa das mulheres, área social e pela causa animal. Ela também já articulou quase R$ 5 milhões em recursos de Emendas Parlamentares para Ouro Branco. Nilma afirma que acredita no diálogo acima de tudo para que a cidade alcance o crescimento e o desenvolvimento. Por isso, não gosta de se colocar como oposição ou situação, mas sim de realizar um trabalho de parcerias, sempre visando o bem comum. “Assumi um compromisso com o povo da minha cidade”, destaca a vereadora.
Vereadora Bruna D’Ângela
Secretária da Mesa Diretora, Bruna D’Ângela Martins Ferreira é moradora de Ouro Branco há 38 anos. Filha de Maria de Fátima e de Reinaldo (Nato) e neta da Dona Luiza, cresceu na comunidade de Itatiaia. É mãe de Giovanni e Henrique, experiência que lhe trouxe compreensão sobre os desafios e as alegrias da maternidade, especialmente para mulheres que equilibram trabalho e família.
Bruna também se dedica à costura e reforma de estofados, conduzindo uma oficina em sua casa, no bairro Luzia Augusta, onde vive há 30 anos. Sua ligação com o bairro vai além da atuação profissional: entre 2012 e 2016 fez parte da diretoria da Associação Comunitária, contribuindo para melhorias significativas para o bairro.
Em 2018, formou-se em Biblioteconomia e desde então atua como bibliotecária. Também é licenciada em Pedagogia, pós-graduada em Gestão de Pessoas e Negócios e, recentemente, iniciou uma especialização em Psicanálise.
É uma das fundadoras do Bazar Beneficente Cuidar de Gente, no bairro Luzia Augusta, projeto que transforma doações em alimentos distribuídos para famílias em situação de vulnerabilidade social. Como voluntária, atua no Centro Espírita Amor ao Próximo há 10 anos e na OFAAM (Organização Família Amiga) há 7 anos. Outro destaque em sua trajetória é sua participação no movimento escoteiro há 8 anos.
Desde 2019, dedica-se ao combate a incêndios florestais como brigadista voluntária, sendo presidente da Brigada Carcará de 2021 a 2024. Nesse período, liderou a reorganização da associação, formou mais de 50 novos voluntários e garantiu recursos para equipar 30 brigadistas com uniformes e EPIs adequados. A Brigada conquistou dois prêmios importantes na cidade sob sua liderança.
É ambientalista de coração, defensora incansável do meio ambiente e da sustentabilidade e uma incentivadora da cultura local, acreditando que o acesso à cultura é uma ferramenta de transformação e valorização da história. Também apoia o esporte como meio de inclusão social, sendo capoeirista e defensora de práticas que unem arte, música e resistência cultural.
O trabalho de Bruna em causas ambientais, sociais e culturais reflete seu compromisso com uma cidade inclusiva, sustentável e que valorize a diversidade. Lutando por políticas de inclusão, representatividade feminina e desenvolvimento sustentável, ela acredita em uma Ouro Branco onde todos tenham oportunidades e pertencimento.


