Localizada no coração de Itatiaia, a Biblioteca Pública Reinaldo Alves de Brito tem se tornado mais que um espaço de leitura para os moradores. E tem se consolidado como um verdadeiro centro cultural para a comunidade, que vem crescendo como referência em gastronomia e agora quer manter o título de distrito artístico. De lá saíram talentos como o coral Os Bem-te-Vis e a inesquecível cantora e agitadora cultural Dona Jandira
A biblioteca funciona todos os dias, com atividades até aos fins de semana. Na agenda, roda de leitura, aulas de música e oficinas de arte e artesanato. Todas as ações são gratuitas e direcionadas para todos os públicos. Crianças, adultos e idosos podem fazer parte e aprender sobre arte e cultura.
Assim, a Biblioteca Reinaldo Alves de Brito se tornou um espaço de encontro, aprendizado e expressão para os moradores de Itatiaia, reafirmando o papel das bibliotecas como instrumentos de transformação social e fortalecimento comunitário.
Bibliotecária oferece oficinas de artesanato
Às terças e quintas, as pessoas se reúnem para produzir peças como panos de prato, jogos americanos, forros de mesa, bolsas, crochês, blusas, ímãs de geladeira, canecas e suplás de madeira. Os produtos são vendidos, contribuindo para a geração de renda local, como explica Bruna Andreia Lopes de Moraes, funcionária da biblioteca há dez anos: “Comecei cadastrando livros e, hoje, ajudo as alunas a fazerem bordados e ainda faço aulas de artesanato para ensinar a comunidade”.
Música e Leitura
Além das oficinas, a biblioteca também promove atividades voltadas para o incentivo à leitura. Todas as segundas e quartas-feiras, das 14h às 15h, a professora Solange conduz encontros com crianças e adultos para atividades literárias. Já às terças-feiras, das 13h às 16h, o professor Daniel Vieira, da Escola de Música Play, oferece aulas de violão abertas ao público de todas as idades.
Biblioteca está aberta ao público
A Biblioteca de Itatiaia funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e, aos fins de semana e feriados, de 11h às 16h.

