Até setembro, Polícia Militar intensifica combate a violência doméstica no mês
Pesquisa/PMMG
A Polícia Militar de Minas Gerais deu início à Operação “Agosto Lilás”, endurecendo as ações de prevenção e repressão à violência doméstica e familiar contra a mulher. A medida faz parte da programação de uma campanha nacional para proteger mulheres e crianças que sofrem qualquer tipo de insegurança dentro de casa.
Na área do 31º Batalhão, o lançamento da operação será realizado na Avenida Telésforo Cândido de Resende, no centro de Conselheiro Lafaiete, com foco na visibilidade institucional e no reforço do compromisso da PM com o enfrentamento à violência contra a mulher.
Operação Shamar
A vigilância acontece até 4 de setembro, de forma integrada com a Operação Shamar, que envolve cerca de 50 mil agentes de segurança pública em cerca de 2 mil municípios, intensificando mandados de prisão e cumprimento de medidas protetivas de urgência em todo o Brasil.
Ela é coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP/MG), em articulação com o Ministério da Justiça. O objetivo é ampliar a rede de proteção às vítimas, conscientizar a população e reduzir os índices de criminalidade.
Minas Gerais tem registros altos
Dados da SEJUSP apontam que os casos de violência doméstica continuam elevados em Minas Gerais, especialmente os relacionados a ameaças, lesões corporais e feminicídios, consumados ou tentados. A campanha nacional marca o aniversário da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/06), símbolo da luta pelos direitos das mulheres, que completa 19 anos de sanção.