O Barro Preto Fashion Day comemora a sua 17ª edição em um novo formato e com muitas novidades. O tradicional evento do polo mineiro de moda é o maior realizado a céu aberto no segmento em Minas Gerais, ganha status de Festival da Moda pela pluralidade de atrações contidas em sua programação e acontecerá nos dias 19 e 20 de setembro, na tradicional avenida Augusto de Lima. Várias marcas e lojas da região localizadas na região do Barro Preto, como Liza, Cláudia Rabelo, Babita, Garotada e PMG, irão participar e apresentar suas coleções assinadas pelos estilistas das marcas durante os desfiles abertos ao público.
Para a 17ª edição, a produção do atacado e do varejo do bairro para a moda feminina e masculina primavera-verão estarão mais uma vez em destaque na passarela, como segmento festa, fast fashion, praia, gestante, lingerie, fitness, kids, jeanswear. O evento, já consolidado no calendário da moda no país, oferece oportunidade aos comerciantes da região apresentarem-se a lojistas de todo o Brasil para apresentar novas coleções, tendências e estilos. Com uma programação diversificada que conecta música, gastronomia, entretenimento, espaço de lazer, entre outras atrações, dialogando com a cultura e com o lazer.
Realizado pela Sistema Fecomércio de Minas Gerais, Sesc e Senac (MG) e Sindicato do Comércio Atacadista de Tecidos, Vestuário e Armarinhos de Belo Horizonte (Sincateva-MG) e idealizado pela Associação Comercial do Barro Preto (Ascobap), O Barro Preto Fashion Day tem o objetivo de ser democrático, inclusivo e acessível com passarela adaptada e tradução em libras e valorizar o comércio local e a produção do bairro por meio de desfiles com participação de várias marcas e lojas da região e atrair compradores de todo o Brasil em torno dos lançamentos de moda. Serão dois dias movidos à moda, música, cultura, gastronomia e entretenimento em uma completa interação com o público.
Desfiles de moda
O calendário do evento, ainda no inverno, permitirá desfiles tanto da temporada atual quanto de prévias das coleções futuras, proporcionando aos compradores uma visão estratégica do que estará nas vitrines nos próximos meses. Na sexta-feira (19), os desfiles nas passarelas iniciam às 18 horas e no sábado (20), com o início do evento marcado para às 9h e início dos desfiles às 11 horas da manhã.
Muito além da moda: música, cultura e gastronomia
O Barro Preto Fashion Day expande sua proposta com espaços de gastronomia mineira, apresentações artísticas, oficinas, workshops relacionados com o tema do evento e espaço de lazer para a criançada. As atrações culturais prometem fazer da Avenida Augusto de Lima um palco a céu aberto, onde moda e música se encontram em sintonia perfeita.
Programação:
No espírito de um verdadeiro festival de moda, gastronomia, cultura e entretenimento, o BPFD contará com uma ampla área de gastronomia mineira instalada no evento. E não faltarão as apresentações artísticas, entre elas as ATRAÇÕES que prometem envolver, sobretudo, o público infantojuvenil. Para completar, haverá oficinas e workshops relacionados com o tema do evento.
Para André Soalheiro, presidente da Ascobap, “o Barro Preto Fashion Day é resultado do movimento constante da moda no bairro, transformando a região em uma plataforma dinâmica que integra moda, música e entretenimento com participação democrática do público”. Já o vice-presidente Lúcio Faria reforça que o evento nasce de uma rede de conexões construídas ao longo de 28 anos com comerciantes, autoridades e instituições, consolidando uma parceria que impulsiona não apenas a moda, mas diversos setores econômicos do bairro.
Sexta | 19 | SET
_ 16H – Abertura da área gastronômica
_ 18H – Abertura oficial
_ 18H40 – Desfile de moda adulto
_ 20H30 – Show Leo Jaime
_ 22H – encerramento
Sábado | 20 | SET
_ 09H – Abertura da área gastronômica
_ 11H – Desfiles infantojuvenis parte 01
_ 12H30 – Desfiles infantojuvenis parte 02
_ 14H30 – Show Putz Grilla
_ 16H00 – Show Lurex
_ 18H30 – encerramento
O bairro
O Barro Preto pode ser considerado uma grande cidade independente, um shopping a céu aberto, um negócio pujante por onde transitam 200 mil pessoas por dia. As ruas são planas e arborizadas e o bairro é considerado um dos lugares mais seguros da cidade, conforme dados da Polícia Militar. Em termos de moda, oferece opções para todos os segmentos: da infantil à gestante, do casual à roupa de festa, do fast fashion a produtos mais sofisticados, contando, ainda, com as principais lojas de tecidos e de aviamentos.
Além de concentrar fábricas ligadas ao fashion, o bairro tem uma rede completa de serviços: restaurantes, clínicas, hospitais, passando por supermercados, feiras, bares, farmácias, padarias, delegacias de polícia, revenda de automóveis e peças para motos e carros. Recentemente, ganhou mais um centro de entretenimento com a abertura do Mercado Novo, que atrai público jovem e antenado.
Enfim, uma cidade completa, com destaque para seu importante polo jurídico. Entre os prédios funcionais, destaca-se o Fórum Lafayette, e entre os históricos, está o Edifício JK, projeto de 1952, elaborado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, e o Centro Histórico e Geográfico de Minas Gerais. Isto sem contar a proximidade do Mercado Central, nas cercanias da região.