60 vagas gratuitas com aulas presenciais e mentoria para pequenos negócios
Estão abertas as inscrições para o Gerdau Transforma, programa de capacitação e mentoria para empreendedores. São 60 vagas para pessoas acima de 18 anos que já possuem um negócio ou desejam empreender. As inscrições podem ser feitas até 28 de setembro pelo site www.gerdautransforma.com.br
As aulas presenciais acontecem de 29 de setembro a 3 de outubro, das 19h às 22h, no auditório do IFMG, campus Congonhas. O curso inclui mentoria e capacitação com foco em ferramentas de gestão, plano de negócios simplificado e orientações de marketing e administração.
Empreendedorismo como ferramenta de transformação
Para Paulo Boneff, líder global de responsabilidade social e desenvolvimento organizacional da Gerdau, o programa Gerdau Transforma reflete o compromisso da empresa com o fortalecimento do empreendedorismo como ferramenta de transformação social.
“Acreditamos que a educação empreendedora é essencial para impulsionar oportunidades e reduzir desigualdades, permitindo que profissionais informais e autônomos desenvolvam negócios sustentáveis e de impacto”, destaca Boneff.
Aprenda como abrir e estruturar seu negócio
Ao longo do curso, os participantes poderão desenvolver habilidades com o apoio de ferramentas de gestão, para abrir ou estruturar seus próprios negócios de forma organizada e direcionada.
As aulas do Gerdau Transforma são conduzidas por instrutores formados na metodologia By Necessity, desenvolvida pela Besouro de Fomento Social, parceira da Gerdau no projeto, além de especialistas em Marketing e Administração que também atuam como empreendedores em seus próprios negócios.
Metodologia Gerdau Transforma
A metodologia do Gerdau Transforma revisita o modelo tradicional de plano de negócios e o adapta para pequenos empreendimentos em 10 etapas. A partir da análise do seu contexto, o aluno passa pela construção do conceito de seu produto/serviço, ações de divulgação, pesquisa de mercado, projeção de vendas, fluxo de caixa, entre outros conteúdos.
O plano de ação, ao final, detalha, de forma simples e didática, o necessário para geração de renda imediata. “Educação é um pilar estratégico para a uma empresa genuinamente brasileira como a Gerdau e, com esse projeto, reafirmamos nosso compromisso em empoderar pessoas que possam construir um novo futuro e em ser parte das soluções aos desafios da sociedade”, pontua Paulo Boneff.
Criado em 2019, o programa da Gerdau já atendeu milhares de empreendedores no Brasil e em outros países da América Latina. Em Congonhas, os participantes também terão apoio de consultores durante 90 dias após a formação, em um processo de incubação.