Que tal opinar sobre os serviços oferecidos pelo IFMG e ajudar a construir um Instituto cada vez melhor? A oportunidade é agora: o questionário de autoavaliação institucional, voltado a estudantes, servidores (docentes e técnico-administrativos) e também à comunidade externa, estará disponível até o dia 31 de outubro.
Neste ano, a avaliação irá abordar dois grandes temas: Políticas Acadêmicas e Infraestrutura. Dentro do eixo de Políticas Acadêmicas, serão avaliadas as seguintes dimensões: Políticas para o Ensino, Pesquisa e Extensão; Comunicação com a sociedade; Política de atendimento aos discentes. Já a Infraestrutura diz respeito à estrutura física da instituição.
“Esse é um processo coletivo: é a participação de cada pessoa que dá sentido e força às melhorias que implementamos.”
Dayana Dutra, presidente da CPA Central
Para a presidente da CPA Central do IFMG, Dayana Dutra, a participação ampla é o que dá sentido ao processo: “A autoavaliação institucional é um momento de escuta ativa e diálogo com toda a comunidade acadêmica e externa. Cada resposta registrada nos questionários contribui para reconhecer conquistas, revelar desafios e orientar caminhos para que o IFMG avance com mais qualidade, inclusão e transparência”, afirma. “Esse é um processo coletivo: é a participação de cada pessoa que dá sentido e força às melhorias que implementamos”, reforça.
As respostas recebidas serão analisadas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), que elabora um relatório parcial com base nas percepções dos públicos participantes. Esse documento identifica potencialidades, fragilidades e oportunidades de melhoria. As informações são confidenciais, garantindo sigilo sobre a identidade dos participantes. Em 2026, uma nova etapa será realizada para complementar os dados e compor o relatório integral, que serve de base para o planejamento e as ações da Instituição nos próximos anos.
Por que participar? É a sua opinião que ajuda o IFMG a crescer com mais qualidade, transparência e diálogo.
Conexão estratégica
A autoavaliação também tem um papel estratégico no monitoramento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024–2028. Segundo o diretor de Desenvolvimento Institucional do IFMG, Wilson Costa, a CPA tem papel fundamental na avaliação contínua do PDI. “As informações produzidas pela autoavaliação ajudam a ajustar estratégias e alinhar as ações institucionais às necessidades da comunidade e às exigências dos órgãos reguladores”, comenta.