Câmara inaugura Posto de Identificação no Centro de Atendimento ao Cidadão

Serviço vai triplicar a capacidade de emissão de documentos de identidade na cidade

Com o objetivo de ampliar o leque de serviços prestados à população, a Câmara Ouro Branco inaugura, no próximo dia 11 de dezembro, o Posto de Identificação no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), responsável pela emissão da nova carteira de identidade. A  estrutura vai triplicar a capacidade de emissão do documento em Ouro Branco, uma demanda antiga da população. A inauguração acontecerá a partir das 9h, na sede do CAC – Rua Maria Silvéria, 34, lj 2, Centro (próximo à Caixa Econômica).

A criação do posto de identificação é resultado de um acordo de cooperação técnica entre a Polícia Civil de Minas Gerais, a Câmara Ouro Branco e a Prefeitura Municipal, que cedeu os servidores que atuarão no serviço. De acordo com o presidente da Câmara, vereador Warley Pereira, a instalação do posto de identificação faz parte de uma iniciativa da atual legislatura que busca aproximar a população e o Poder Legislativo. “Estamos conseguindo, através de muitas parcerias, ampliar os atendimentos à população, especialmente no CAC. É papel do Legislativo melhorar a vida das pessoas, e estamos trabalhando para isso”, destacou.

No dia da inauguração, o Posto de Identificação do CAC Câmara vai atender 20 pessoas em situação de vulnerabilidade, indicadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS municipal. No dia 12, a agenda abre a partir das 10h para a população em geral. 

A forma de agendamento para emissão do documento no CAC Câmara será pelo endereço eletrônico www.mg.gov.br/agendamento. No site, o cidadão tem acesso à data, horário e local onde o serviço vai ser disponibilizado para ele. A primeira via impressa do documento é gratuita. Após a emissão da carteira física, o cidadão pode solicitar a versão digital do aplicativo GOV.BR. 

Carteira Nacional de Identidade (CIN)

A Carteira de Identidade Nacional (CIN) é o novo documento de identificação do Estado brasileiro. Todos deverão realizar a troca até 2032.

Os interessados devem realizar agendamento e comparecer, na data e horário marcados, com os seguintes documentos:

    • Certidão de nascimento (se nunca foi casado): original ou certidão digital (com validade de 30 dias) ou cópia autenticada em cartório.

    • Certidão de casamento: original ou certidão digital ou cópia autenticada em cartório.

    • Certidão de casamento averbada (se divorciado): original ou certidão digital ou cópia autenticada em cartório.

    • Opcionais: outros documentos com informações que o cidadão deseja inserir na carteira.                                                                                                                                                                                                                        Os dados da certidão não podem conter erros.

Para a segunda ou outras vias da nova carteira de identidade, há uma taxa de R$ 105,59, que deve ser paga por meio de Documento de Arrecadação Estadual (DAE).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *