Observatório Político de Ouro Branco 2024*
por Graci Marques
O Brasil fechou Agosto com o maior número de queimadas em 14 anos. Quase 69 mil focos foram registrados: um crescimento de 144% em relação ao ano passado, que contou com cerca de 28 mil. O país enfrenta a pior seca da história e as queimadas vêm castigando todo o território.
E há duas semanas eu venho acompanhando diariamente as chamas na Serra e os vídeos impressionantes do fogo tomando o cartão postal da cidade. E isso traz um tema essencial para o centro da disputa eleitoral: a pauta ambiental. Vivemos um momento crítico na cidade e os candidatos a prefeito precisam mostrar mais do que indignação e discurso: é necessário apresentar soluções concretas e, sobretudo, viáveis.
Não podemos mais permitir que a sustentabilidade e o Meio Ambiente deixem de ter a mesma atenção que Saúde e Educação. É preciso que os projetos apontem ações de prevenção, citem a educação ambiental e o mais importante: plano de ação para lidar com os focos.
Nesses quase 20 anos na Política e algumas campanhas na conta, percebi que a Causa Ambiental tem ganhado destaque e relevância, principalmente para os mais progressistas. Como Especialista em Marketing Político, observo que o meio Ambiente passou a fazer parte das estratégias de comunicação adotadas pelos candidatos.
Pela primeira vez, vejo as queimadas na Serra (que vêm escalando há pelo menos 30 anos) e essa crise ambiental fazer parte dos debates. Com a Serra queimando a olhos vistos, dia e noite, e o trabalho pesado dos Brigadistas, é notório que essa abordagem vai impactar o eleitorado. E o mais importante: como as propostas — ou a falta delas — podem definir o rumo desta eleição?
Aos candidatos, sugiro rever o tema no Plano de governo e pensar ações assertivas e planejamento detalhado. Digo isso sobre a questão da Serra. Todos citam a área ambiental. O que já sinaliza um interesse. Hoje, a responsabilidade ambiental é um tema que chama atenção dos mais jovens e é um dos critérios para a construção de qualquer marca. E como uma empresa, a Administração Pública precisa ter uma imagem positiva e forte para ter aprovação da população.
Essa é uma chance de ganhar visibilidade no debate. Uma campanha se decide com propostas claras, concretas e viáveis. E ainda mostra como o futuro gestor lida com emergências e crises. Candidatos que se posicionam de maneira firme, com planos bem delineados para proteger o meio ambiente, podem atrair eleitores preocupados com a sustentabilidade e a preservação. Nesse momento, ignorar a Serra em chamas ou ficar em silêncio é minimizar um problema que afeta toda a cidade. Como eleitor, leve isso em consideração. Em todas as pautas!
Graci Marques é Consultora em Marketing Político e Planejamento Estratégico. Assessora de Comunicação Política desde 2005, já trabalhou na Câmara dos Deputados, ALMG e nos Ministérios da Saúde e da Justiça.
*As opiniões emitidas nesta coluna não refletem necessariamente a opinião do Jornal Alto Paraopeba.