Dica para os eleitos: invista em presença digital e comece o mandato com pé direito

Observatório Político de Ouro Branco 2024

por Graci Marques*

A campanha acabou e o eleitor se distrai com todas as pautas e trends do final de ano. Por mais que pareça seguro que o cenário político de 2025 está definido, manter presença ativa na vida da população é uma forma de ganhar confiança da comunidade, garantir relevância nas redes sociais e engajar uma base de seguidores de forma contínua. Ou seja, é uma boa estratégia para ter visibilidade. E é como o ditado: “quem não é visto, acaba esquecido”.

O perfil político precisa manter a atividade nas mídias sociais e se conectar com os interesses locais. E tudo deve ser feito de forma planejada e estratégica. Não é simplesmente postar, é uma construção diária para alcançar relevância e conseguir engajamento com o público. E começar seu mandato com o pé direito. Entenda o que você ganha, atualizando seu feed de forma profissional:

Visibilidade e reconhecimento

Postagens regulares ajudam o político a permanecer em evidência, mantendo seus eleitores animados, da sua vitória até a posse. Isso mantém uma conexão viva com a população. 

Fortalecimento do laço com a Comunidade

Conteúdos interessantes e necessários ultrapassam a autopromoção e reforçam os laços com seguidores e eleitores. Informações e interações genuínas geram interesse e constroem fidelidade, transformando curtidas em apoio durante todo o mandato.

Transparência e confiança 

Compartilhar informações, análises e projetos cria uma imagem de abertura e diálogo. E demonstra confiança, uma moeda de ouro na política. Essa presença ativa comunica comprometimento com a transparência.

Seja acessível e dialogue

Esse é o momento ideal para começar a discutir propostas e abrir o diálogo com a comunidade. Invista em ações de interação e incentive a participação para se posicionar como alguém acessível e interessado na opinião pública. 

Engajamento orgânico

Manter uma atividade digital ajuda a alimentar o algoritmo das redes, a criar uma base de contatos e as métricas podem ser um termômetro da receptividade do público e ajudar a construir a estratégia de comunicação mais eficiente para seu perfil.

O que importa, afinal, é saber usar as redes ao seu favor. Pois um canal ativo e bem administrado mantém presença, constrói um laço de confiança entre comunidade e seus representantes, gera relevância para o político e gera engajamento. E isso tudo é essencial para manter 4 anos de atenção da população. Se você começar agora, vai ser um bom investimento no seu futuro político.

*Graci Marques é especialista em Marketing Político e Planejamento Estratégico para mandatos. Assessora de Comunicação Política desde 2005, já trabalhou na Câmara dos Deputados, ALMG  e nos Ministérios da Saúde e da Justiça.

*As opiniões emitidas nesta coluna não refletem necessariamente a opinião do Jornal Alto Paraopeba.

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