Palestras marcam ações do Outubro Rosa pelo CRAS

O Cras Ouro Branco realizou eventos e palestras relacionadas ao Outubro Rosa. No dia 3 de outubro, foi realizada uma palestra por Mônica dos Santos Caldeira, assistente social do CRAS e Nayara Cristina Siqueira Fernandes, Psicóloga do Cras, no bairro São Francisco. Participaram frequentadores e moradores covidados.

O tema foi sobre o dia do Idoso comemorado, no dia 1º de outubro.  A partir dos 60 anos, uma pessoa é considerada idosa e está mais vulnerável nesta fase. Precisam de mais atenção e mais recursos e então os direitos estão assegurados pelo Estado. Os idosos têm direitos à saúde, a educação, ao lazer, receber pensão de filhos, isenção do Imposto de Renda, atendimento preferencial no SUS e outros órgãos públicos, a convivência social, isenção em transporte público, medicamentos gratuitos, tem preferência nas filas, direito a aposentadoria remunerada entre outros direitos.

Esta terceira fase da vida muitas vezes o idoso se sente sozinho. Os parceiros morrem e os filhos casam. O Cras, da cidade de Ouro Branco, dá o acolhimento com diversos serviços sociais como aulas de violão, artesanato, exercícios funcionais, jogo de Bingo, assistência psicológica e jurídica, excursões e entrada gratuita no cinema promovendo assim a socialização do idoso. 

A expectativa de vida aumentou e a população de idosos aumentou e é recorrente devido a melhor qualidade de vida. Envelhecer não é sinônimo de doença. De acordo com dados, muitas pessoas vão chegar aos 60, 70, 80… e querem chegar saudáveis e se sentindo jovial. Planejando sonhos, porque ás vezes o idoso pensa “agora não tem mais o que fazer”, mas está enganado, ainda têm várias caminhadas pela frente, realizações de sonhos, planos e projetos.

No dia 31 de outubro, a enfermeira do posto de saúde do SUS do bairro São Francisco, Paula Gabriela da S. Cajueiro esteve em uma roda de conversa com os usuários do CRAS, do bairro São Francisco para falar sobre o câncer de Mama e do câncer do colo do útero, tema do mês do Outubro Rosa, que é um movimento internacional para a conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce de Mama, que acontece no 10º  mês do ano. É uma das maiores campanhas do mundo e todos os anos as indústrias, as empresas e as organizações se unem para compartilhar informações sobre a doença.

O Câncer de Mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da Mama, que formam um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Existem vários tipos de Câncer de Mama, alguns se desenvolvem rapidamente e outros não, a maioria têm boas respostas ao tratamento. Quanto mais cedo for diagnosticada melhor de ser tratado e curado. O homem pode ter Câncer de Mama, mas é muito raro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *