Imagem: athonedu.com.br
Este texto é o aprofundamento dos conceitos abordados no vídeo “EFEITO DUNNING-KRUGER: AUTOCONFIANÇA EXCESSIVA vs CONHECIMENTO“, publicado em meu canal de divulgação científica Um Pingo de Ciência. Assista ao vídeo aqui: https://www.youtube.com/shorts/Y88IeBk-Py4
O efeito Dunning-Kruger é um dos fenômenos psicológicos mais intrigantes e relevantes para compreendermos a percepção humana de competência. Descrito em 1999 pelos psicólogos Justin Kruger e David Dunning, esse fenômeno revela uma distorção na avaliação das próprias habilidades: indivíduos com baixa competência em uma determinada área tendem a superestimar significativamente suas capacidades, enquanto aqueles mais competentes muitas vezes subestimam suas próprias habilidades. Essa relação paradoxal entre conhecimento e confiança tem profundas implicações no cotidiano e na sociedade como um todo.
Para ilustrar, imagine uma pessoa que não tem experiência com xadrez, mas acredita que poderia facilmente vencer um jogador experiente. Essa confiança pode surgir da falta de compreensão sobre as nuances estratégicas do jogo. Por outro lado, jogadores habilidosos frequentemente têm consciência de suas limitações e das vastas possibilidades do jogo, o que pode levar a uma avaliação mais modesta de suas próprias capacidades. Essa discrepância na percepção está na essência do efeito Dunning-Kruger.
No ambiente de trabalho, por exemplo, profissionais menos experientes podem tomar decisões com excesso de confiança, negligenciando os riscos e a complexidade envolvidos. Em contrapartida, especialistas podem hesitar em compartilhar sua opinião, temendo parecerem arrogantes ou simplesmente por subestimarem sua expertise. Esse fenômeno também se manifesta nas redes sociais, onde indivíduos com pouco conhecimento sobre um assunto podem expressar opiniões com extrema convicção, enquanto especialistas frequentemente enfatizam as incertezas ou nuances.
Em seu estudo, Kruger e Dunning analisaram esse fenômeno através de experimentos que mostraram como indivíduos com desempenho inferior em testes de lógica, gramática e humor tendiam a superestimar sua pontuação. Eles não apenas não sabiam, mas também não sabiam que não sabiam. Essa falta de conhecimento sobre a própria incompetência é o que alimenta a confiança desproporcional.
A compreensão desse efeito é fundamental para promover nosso crescimento pessoal e profissional. Reconhecer nossos limites é o primeiro passo para buscar aprendizado e aprimoramento. Além disso, esse conhecimento também nos incentiva a exercitar a humildade intelectual, valorizando o conhecimento de especialistas e sendo mais criteriosos ao formular opiniões.