Na tarde de terça-feira (11), os nove vereadores de Ouro Branco participaram, na Gerdau, de uma cerimônia que celebrou os investimentos na produção do aço brasileiro. A companhia está ampliando sua capacidade de produção de bobinas a quente, com um investimento anunciado de R$ 1,5 bilhão. Os vereadores aproveitaram a ocasião e entregaram a representantes dos governos federal e estadual ofícios pedindo melhorias na BR 040 e nas MGs que dão acesso à Ouro Branco. Durante o evento, a Gerdau anunciou a doação em definitivo das dependências da UFSJ campus Alto Paraopeba à União, o que possibilitará a expansão do CAP em Ouro Branco.
Estiveram presentes na ocasião o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado da primeira-dama Janja; o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Luiz Marinho (Trabalho) e Macaé Evaristo (Direitos Humanos e Cidadania); o governador de Minas, Romeu Zema; o CEO da Gerdau, Gustavo Werneck e o presidente do Conselho de Administração da Gerdau, André Gerdau Johannpeter; deputados estaduais e federais; os prefeitos de Ouro Branco, Sávio Fontes, e de Congonhas, Anderson Cabido; entre outras autoridades e representantes dos trabalhadores da empresa.
A ampliação da capacidade do laminador de bobinas, segundo a Gerdau, gerou mais de 2.500 empregos na região e faz parte de um plano de R$ 6 bilhões destinado à modernização e ampliação das operações da empresa em Minas Gerais. Com isso, a sua capacidade anual de produção de bobinas a quente chegará em 1,1 milhão de toneladas ao ano, ao final do primeiro trimestre de 2025.
A unidade de Ouro Branco é a maior operação da Gerdau no mundo, representando 12% do aço produzido no Brasil e empregando mais de 10 mil pessoas diariamente. A presença dos vereadores reforça o compromisso da Câmara Ouro Branco com o crescimento e o desenvolvimento da cidade.


