Forte, corajosa, empreendedora, dedicada e prendada seu destaque tem incomodado a muitos, que por machismo não aceitam sua independência. Inteligente e focada na sua evolução, vem desenvolvendo muitos trabalhos na sociedade. Antigamente como dona do lar cuidava dele e de todos sob sua dependência. Hoje se indempendizou e usa de todos os seus esforços para ter sua liberdade garantida. Os desafios são grandes, mas com muita habilidade vence a cada passo.
O casamento era um compromisso fechado, desejado e esperado com ansiedade. Infelizmente a liberdade sexual fragilizou a instituição família. Os filhos sofrem, quando por um motivo especial há um rompimento desta relação. Cada um vai para um lado com intuito de superar numa nova relação.
Diante desse interesse nem todos aceitam perder e muito feminicídios têm acontecido. Vítima de abusos a mulher está sendo surpreendida por comportamentos jamais imaginados, culminado com tragédias irreparáveis. A diferença financeira, o lado cultural, a falta de preparo no namoro, o planejamento do lar, a função de cada um na construção da família e outros pontos podem ser responsáveis pelo fracasso na relação.
O conhecimento apriore aprofundado de ambas as partes para ajustar os defeitos e falhas de personalidade também foram falhos. Quem agride, violenta com palavras e deprecia nunca amou. Ninguém merece ser destruído na relação. O respeito às diferenças é uma forma de lutar para se chegar a um sacramento abençoado. Este entendimento se baseia na vontade de ter ao lado aquele ou aquela que será para toda a vida.
Muitos dizem que isto não existe hoje, porque a liberdade tem matado o momento sagrado de toda celebração matrimonial. A mulher é muito especial e trás na sua essência a sensibilidade de ceder e tornar o mundo melhor. Infelizmente estamos diante de uma realidade avassaladora. Acabou o brilho da sedução que encanta. Não se troca de mulher como se troca de roupa.
Deus a criou para ser a companheira capaz de gerar os filhos que Ele daria como benção, porém os filhos tem vivenciado um clima de insegurança e receio. São casos raros, mas existem. A família é a maior riqueza e a mulher se destaca pelo brilho e força espiritual, principalmente pelo esforço, superação e aceitação para desempenhar a missão tão sagrada de esposa, mãe, companheira e educadora. Só Deus para criar uma obra tão divina. Mulher você é amada, protegida, guiada e amparada pelo céu. Se valorize e seja forte em todas as circunstâncias.
Até breve. Meu abraço.
Dra. Elizabeth Resende, psicanalista