Cidade sediou etapa pela 7ª vez e quer deixar legado para formar novos atletas
Durante um fim de semana, Ouro Branco foi o centro da maior Maratona da América de Mountain Bike. Mais de 1500 atletas disputaram o pódio da 2ª etapa do Internacional Chaoyang Estrada Real, realizado nos dias 16 a 18 de maio, em Ouro Branco.
Em sua 7ª edição na cidade, bateu recorde de inscrições e atraiu 1.584 atletas, com representantes de 20 estados brasileiros e 5 países. Foram três dias de competição, com R$ 35 mil em premiações em um evento que fortaleceu a economia local, turismo e visibilidade.
O organizador e empresário, Felipe Avelar, celebra mais um sucesso da competição na cidade e confirma a cidade na edição de 2026. “É o sétimo ano que estamos em Ouro Branco. A cada edição nos sentimos mais acolhidos e motivados a contribuir mais com a cidade. O potencial aqui é enorme”, disse.
O evento é um projeto da Avelar Sports, Confederação Brasileira de Ciclismo, Federação Mineira de Ciclismo, União Ciclística Internacional com apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Branco.
Três dias de pura adrenalina
A etapa abriu com um show de velocidade no XCC (Cross-Country Short Track). A prova é curta e explosiva, com um circuito de até 2 km. 42 ciclistas disputaram o as 18 vagas no pódio da elite, em um circuito que dura até 25 minutos de saltos e manobras que prendem a atenção de quem acompanha.
No sábado, a população acompanhou a XCO (Cross-Country Olímpico). Um circuito técnico de 4 a 6 km, que faz parte dos Jogos Olímpicos. Em provas que duram mais de 1h e exigem mais habilidade dos atletas. No domingo, 18/5, a queridinha dos ciclistas tomou conta das ruas da cidade e atravessou a Serra.
O Internacional Estrada Real fechou com o XCM – (Cross-Country Marathon). A grande maratona reuniu 1.200 ciclistas nos percursos de 45 e 60 km, passando por Morro do Gabriel, Itatiaia e Cristais. Ulan Galinski e Gabriela Ferola venceram o percurso completo.
Prefeito marcou presença na prova de domingo
A maratona contou com a participação do Prefeito Sávio Fontes, que é conhecido por ser adepto ao esporte. “Uma competição internacional como essa traz prestígio para a nossa cidade, coloca Ouro Branco no foco do esporte nacional, gera entretenimento, movimenta a economia e, acima de tudo, fomenta o esporte, que é o que Ouro Branco sempre precisa.”
Pista vai virar espaço da escola de Mountain Bike
Toda a estrutura montada pela Avelar Sports vai ser mantida para que ciclistas da cidade usem o espaço para a prática do esporte. A proposta é incentivar os jovens e formar novos atletas.
A Secretaria de Esportes confirmou que está criando uma escolinha de Mountain Bike e que usará a pista como base para treinos e iniciação de novos talentos locais. “A nossa gestão, desde o início, tem batalhado muito para aproximar Ouro Branco de um polo de esportes de aventura, onde este tipo de evento se torne corriqueiro aqui na nossa cidade”, explicou o prefeito, na coletiva de abertura da Copa.
Mais que competição: um legado para a cidade
Outro grande destaque da etapa Ouro Branco do Internacional Chaoyang Estrada Real deste ano foi uma palestra no Colégio Municipal Pio XII. Os alunos conversaram com atletas olímpicos como Raiza Goulão, Luiz Henrique Cocuzzi e Letícia Cândido, ciclista da cidade que desponta como talento da categoria.
No encontro debateram como o esporte transforma vidas e ainda contou com sorteio de bikes para os alunos. No Colégio Pio XIII, dois estudantes ganharam bicicletas montadas. Assim, a Avelar Sports, que coordena a Copa, doou 20 bikes para as 20 escolas públicas da cidade, como incentivo para que as crianças pratiquem a modalidade.
“A gente começou a promover esse envolvimento das crianças através do evento justamente para oferecer esse primeiro contato com o esporte. É uma forma de inspirar e mostrar que o esporte pode abrir caminhos e transformar realidades”, afirmou Felipe Avelar.
Próxima etapa será em Itabirito
A próxima etapa do Internacional Chaoyang Estrada Real será em Itabirito e está marcada para os dias 3 e 5 de julho.























