Superintendente do Trabalho recebe Gerdau e trabalhadores na SRTE/MG

Belo Horizonte, 03/05/2025 — Dando continuidade à audiência pública ocorrida na Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete, a pedido do vereador Samuel Carlos, e à reunião na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, organizada pela Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social, o Superintendente do Trabalho em Minas Gerais, Carlos Calazans, se reuniu nesta terça-feira, 03/06, com representantes da Diretoria Nacional da Gerdau, representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Gerdau, além do deputado federal Padre João, os deputados estaduais Leleco Pimentel e Professor Wendel, e ainda profissionais do SINE que atendem a região das cidades de Ouro Preto, Ouro Branco, Congonhas e Conselheiro Lafaiete.

Na pauta do encontro estava o processo seletivo de terceirizados da Gerdau e as formas com que o recrutamento pode impactar na vida da população do entorno da empresa. O objetivo era que fossem definidos critérios claros para ingresso nas empresas terceirizadas, de maneira que a comunidade fosse contemplada.

Após a exposição das autoridades, dos representantes dos trabalhadores e da direção da Gerdau, ficou decidido que os candidatos preferencialmente devem utilizar a rede SINE para se candidatarem. A orientação inclui aqueles que, por algum motivo ou restrição, não figuram mais nos quadros do SINE e devem, portanto, fazer o recadastramento.

Foram discutidos ainda os motivos de restrições de profissionais nos processos de seleção e a necessidade de transparência tanto nos critérios quanto na devolutiva aos candidatos. Também foi abordada a possibilidade de os acordos coletivos serem discutidos entre os sindicatos e as empresas terceirizadas.

Há uma reivindicação de que cerca de 85% dos empregados da empresa, entre próprios e terceirizados, sejam trabalhadores da comunidade local. A Gerdau se comprometeu a analisar este e todos os outros pontos tratados e a retornar com uma resposta na próxima reunião, que já está marcada para o dia 26/06, na sede da SRTE/MG.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *