Fonte: PMMG
Ação da ROTAM desmantela esquema criminoso
O Batalhão Rotam da Polícia Militar de Ouro Branco prendeu um homem de 29 anos, no bairro Metalúrgicos, no dia 28/6. Com ele foram apreendidas armas de fogo de uso restrito, munições e entorpecentes, além de materiais ligados ao tráfico de drogas. Um arsenal que chama atenção e acende um alerta para a corporação.
A polícia recebeu informações sobre tráfico de drogas no local e decidiram realizar uma operação no local. Durante as buscas na residência, parte do material apreendido foi localizado. O suspeito tentou dispensar parte das drogas sobre o telhado ao notar a chegada dos policiais, mas foi contido e preso em flagrante.
Apreensão impressiona pela quantidade e variedade de armamento
Durante a operação, os militares apreenderam um fuzil calibre 5.56, de uso restrito; uma pistola, uma escopeta calibre 12, dois carregadores calibre 5.56, 18 munições calibre 12, quatro cartuchos intactos calibre 38, três porções de maconha, um caderno com anotações e contabilidade do tráfico, além de coldres, cinto tático e porta-carregadores.
Criminoso tem histórico violento e conexões com facções
O homem preso possuía dois mandados de prisão em aberto e extensa ficha criminal, marcada pela reincidência em crimes violentos, incluindo tráfico de drogas, roubo, posse ilegal de arma de fogo e dois homicídios qualificados.
Segundo as investigações, ele atuava em dois espaços no bairro Viriato, em Teófilo Otoni, e na cidade de Crisólita. Nessas localidades, atuava na coordenação logística das operações de tráfico de drogas, movimentação de armamento e comando de subordinados vinculados à facção criminosa FTO (Família Teófilo Otoni), braço do Comando Vermelho (CV) no município mineiro.
Tentativa de suborno Durante a abordagem, o suspeito ainda tentou subornar os policiais, oferecendo três armas de fogo em troca de liberdade. E ainda informou que algumas armas foram deixadas no estacionamento de um hospital, em Belo Horizonte. Os militares compareceram ao local indicado e realizaram nova apreensão. A ocorrência foi encerrada na Delegacia da Polícia Civil de Ouro Branco, onde o preso foi entregue para os trâmites legais.