A Cavalgada de Nossa Senhora Aparecida, evento não apenas religioso, mas também cultural do Município, agora será instituída e incluída no calendário de eventos e festas de Ouro Branco. O projeto de lei de autoria dos vereadores Ivanildo e Nilma foi aprovado na reunião ordinária realizada na última segunda-feira (15).
Ainda na reunião, o United Nations Instituto Federal (Unif), realizado no IFMG campus Ouro Branco, recebeu Moção de Aplauso e Congratulação, de autoria do vereador Warley, pela realização da sua 9ª edição da simulação da ONU em 2025, reunindo estudantes de diversas cidades e estados do Brasil em debates de grande relevância mundial, abordando temas como crises humanitárias, mudanças climáticas e segurança internacional.
A realização do rodeio no próximo Festival da Batata voltou à pauta das discussões, com o pronunciamento de Paulo Teixeira, representante de uma companhia de rodeios, e Iago Evangelista. Ambos afirmaram o não-sofrimento dos animais nos rodeios, quando realizados dentro da legalidade, assim como a fiscalização para que isso não aconteça. A lei que autoriza a realização de rodeios em Ouro Branco é de 2022 e foi aprovada com Emenda do Legislativo garantindo a presença de médico veterinário habilitado, responsável pela garantia da boa condição física e sanitária dos animais e pelo cumprimento das normas disciplinadoras, impedindo maus tratos e injúrias de qualquer ordem.
Confira os Requerimentos aprovados na reunião:
Autoria do vereador Warley:
➡ Requerimento 076/2025 – Solicita à Prefeitura que seja cumprida na Festa da Batata em 2025 integralmente a Lei 2885/2025, aprovada no presente ano, a qual “Dispõe sobre a preferência ao comerciante local para venda de produtos e serviços nas festas públicas municipais realizadas sob o regime de terceirização ou de parcerias”.
Primeira imagem com a Cavalgada de Nossa Senhora Aparecida, com filtro azul sobre ela. Embaixo, centralizada, a marca da Câmara. Na metade inferior, lê-se, em um retângulo branco, “A Cavalgada de Nossa Senhora Aparecida, evento não apenas religioso, mas também cultural do Município, agora será instituída e incluída no calendário de eventos e festas de Ouro Branco. Reunião Ordinária também teve homenagem à Unif e pronunciamentos sobre rodeio”. Nas imagens seguintes, fotos da entrega do Certificado aos representantes da Unif; dos munícipes que se pronunciaram; dos vereadores Branca, Lan e Nelinho e da Mesa Diretora; dos vereadores Eltinho, Nilma e Neymar e imagem aberta do plenário.
