Fonte: Imprensa dos Bombeiros/ g1
Apesar do controle das chamas, equipes permanecem em monitoramento constante da área
Militares do Corpo de Bombeiros de São João del-Rei, brigadistas do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e voluntários conseguiram controlar o incêndio de grandes proporções que atingia a Serra de São José desde a noite do último domingo. Após dias de trabalho intenso, o fogo foi controlado nesta quarta-feira (8).
Apesar do controle dos focos, as instituições permanecerão em monitoramento constante durante toda a madrugada. Equipes de combate devem retornar ao local na manhã desta quinta-feira para assegurar que não há risco de reignição.
De acordo com o tenente Radamés, comandante do 2º Pelotão de Bombeiros de São João del-Rei, “nossas equipes começaram antes mesmo do amanhecer. Aproveitando as temperaturas mais baixas, tivemos uma evolução bastante significativa. Pela tarde, conseguimos controlar todos os focos, mas foi necessário retomar as ações em diversas frentes, uma vez que sempre havia o retorno de algum foco.”
Ainda segundo o comandante, além do trabalho das equipes em solo, o uso de aeronaves foi essencial para o controle das chamas. “Com esse recurso, foi possível combater o fogo nos paredões, locais onde o acesso humano é impossível”, explicou o tenente.
Embora a situação seja considerada controlada, os Bombeiros ressaltam que ainda não é possível declarar o incêndio totalmente extinto, pois há risco de reignição.
> “Cada pessoa que se envolveu nesta operação foi fundamental para o sucesso do trabalho”, afirma o comandante dos Bombeiros de São João del-Rei.
Após dias de trabalho exaustivo, a operação foi considerada um sucesso. O comandante destacou a importância da atuação conjunta. “Foram dias de esforço enorme de todos os envolvidos, direta ou indiretamente. Participaram dezenas de bombeiros, brigadistas, voluntários, policiais militares e civis, além de pessoas que auxiliaram na logística e na alimentação das tropas. Esse trabalho mostra a importância da atuação integrada — nada disso teria sido possível sem a ajuda de cada um”, concluiu o tenente.
Início do incêndio
As chamas começaram na noite de domingo (5) e se intensificaram na segunda-feira (6). De acordo com informações apuradas pela TV Integração, o IEF suspeita que o fogo tenha sido criminoso.
O incêndio que atinge a Serra de São José, área de proteção ambiental em Minas Gerais, já destruiu cerca de 20% da vegetação, segundo o Instituto Estadual de Florestas (IEF). A área tem quase 5 mil hectares, e a extensão queimada equivale a aproximadamente 1.343 campos de futebol.






