Congadeiros celebram Congadas e resgatam tradição centenária

Festa reuniu fiéis em procissão pelas ruas históricas e coroação do Reinado

A Festa de Nossa Senhora do Rosário voltou às ruas do Centro e movimentou Ouro Branco. O festejo reuniu cerca de mil pessoas em uma celebração marcada pela fé, pela cultura popular e pela preservação das tradições afro-brasileiras.

O evento homenageou Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e São Francisco, com a participação das Guarda de Congado São Benedito, São Francisco e Santa Efigênia de Ouro Branco, e de Itaverava. Em 2025, as guardas retomaram o cortejo pelas ruas do Centro, em um trajeto que era feito há 100 anos atrás, quando a cidade terminava na rua João Catarina. Há muitos anos o percurso não era feito, o que deu um tom especial para a celebração deste ano.

Para o gerente de Cultura Popular, Rosélio Araújo, a celebração à Nossa Senhora do Rosário reafirma o valor do Congado como expressão cultural e religiosa que preserva a história do município. “O Congado é um patrimônio imaterial do Brasil e um símbolo de resistência, fé e identidade. Reviver esse trajeto é reconectar Ouro Branco com suas origens e com o legado das comunidades que mantêm viva essa tradição há séculos”, destacou.

Trajeto histórico

A concentração foi no Casarão da Praça Santa Cruz, onde os participantes foram recebidos com um café da manhã especial. De lá, o cortejo seguiu o trajeto histórico, passando pela Rua da Lavoura, Praça Edmundo Pinto e Rua João Catarina, até chegar à Praça dos Congadeiros, no bairro Luzia Augusta. O ponto simboliza a herança cultural e religiosa da cidade.

Na chegada, foi celebrada a missa de coroação do Rei Festeiro, Gabriel Felipe Ferreira e daRainha Festeira, Mayra Cristina Menezes Conte, presidida pelo padre Oscar, seguida de um almoço comunitário que reuniu congadeiros, familiares e visitantes.

Tradição e identidade cultural

À tarde, as guardas realizaram apresentações na Praça dos Congadeiros. Às 13h, as Guardas cantaram e dançaram seguindo da performance do grupo de capoeira Acafro. Após as apresentações houver uma procissão em volta da praça. Às 15h, show de encerramento com Rafa Marinho e A Nave do Cerrado.

O evento foi Organização e executado pela Associação de Cultura de Ouro Branco, Paróquia Santo Antônio e pela Secretaria de Cultura de Ouro Branco. Os recursos vieram do Fundo Municipal de Cultura.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *