Pesquisa que avalia progresso social e gestão pública aponta Congonhas como a 12ª melhor cidade do estado em qualidade de vida

Fonte: ASCOM

Congonhas recebeu, no dia 6 de novembro, o reconhecimento do IPS – Índice de Progresso Social, pelo bom desempenho dos indicativos de 2025 relacionados ao desenvolvimento social e gestão pública.

O IPS é uma metodologia que avalia a qualidade de vida da população no Brasil de forma multidimensional. O índice avalia se as pessoas têm o necessário para prosperar, indo além de métricas tradicionais e paradigmas econômicos, e permite comparar municípios, estados e regiões. Para criar o índice, os pesquisadores buscaram responder 3 perguntas fundamentais: as necessidades essenciais estão sendo atendidas? As condições para o bem-estar estão garantidas? Existem oportunidades para todos alcançarem seu máximo potencial?

Este ano, Congonhas assumiu a 12ª colocação em Minas Gerais, entre os 853 municípios do estado. A nível nacional, o município ficou em 149º, entre os 5.570 municípios avaliados. O índice é dividido em três grandes categorias: Necessidades Humanas Básicas (que contempla nutrição e cuidados médicos básicos, água e saneamento, moradia e segurança pessoal; Fundamentos do Bem-Estar (que contempla acesso ao conhecimento básico, acesso à informação e comunicação, saúde e bem-estar, qualidade do meio ambiente; e Oportunidades (que contempla direitos individuais, liberdades individuais e de escolha, inclusão social e acesso à educação superior.

A servidora Daniela Bonifácio Moura, diretora de Inteligência Governamental, foi indicada pelo prefeito Anderson Cabido para participar do Seminário IPS e receber o reconhecimento ao município pelos bons resultados. Daniela disse que o embasamento em dados é fundamental para o planejamento das ações de governo. “A atual gestão valoriza muito esse tipo de iniciativa, pois considera que dados como esses são essenciais para ancorar ações de governo no médio e longo prazo. A partir do estudo deste índice, podemos direcionar melhor nossas políticas públicas e encontrar soluções eficazes para os problemas enfrentados pela população.”

Congonhas teve a melhor nota em Necessidades Humanas Básicas, mas apresentou resultado considerado forte nas 3 categorias, com destaque nas subcategorias Acesso à Informação e Comunicação, Direitos Individuais e Acesso à Educação Superior. Para calcular o IPS Brasil 2025, a metodologia se baseou em um total de 57 indicadores. Todos esses indicadores são provenientes de fontes oficiais e de institutos de pesquisa, tais como o Ministério da Saúde, Ministério da Cidadania, Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (SNIS), Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mapbiomas, Anatel, CadÚnico, entre outras.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *