Ser Melhor

Amigo quem deseja estar sempre na luz tem que pegar no arado e na enxada, para destruir as ervas daninhas alojadas em muitas partes do corpo. Melhor dizendo, combater com o bom combate todo mal que usamos no dia a dia, achando que é o certo. Para melhor entender vamos por partes. Os olhos são perfeitos, mas estragam quando se dão a verem coisas erradas, mundanas, gerar ódio ou raiva, discriminar, invejar, apontar nos outros defeitos, quando muitos estão em nós mesmos. Eles são capazes também de grandes coisas como acalmar alguém nervoso pela serenidade de sua expressão, bem como conquistar, libertar através da precisa observação das coisas e muito mais. Os ouvidos estragam quando os expusemos a só ouvirem o desagradável, e propagar como se a notícia fosse importante. Entretanto, são capazes de absorver muitos relatos ou informações necessárias, a fim de serem repassadas, para engrandecer a outros. A língua como meio de comunicação é fantástica, porém pode ser também o chicote do corpo, como dizem os antigos. Ao falar pondere para não magoar deixando marcas que não podem ser corrigidas. Afiada para o mal é vingativa e destrói vidas. Todavia, ela tem um papel fundamental na interação das pessoas, promovendo amizades, relacionamentos duradouros de confiança e confidência. Tem o grande poder de resgatar pessoas em momentos de perigo, e traz paz e luz a todos que querem receber. O coração rege a nossa existência com o papel fundamental em nossa transformação, porque carregado de sentimentos distribui estes valores conforme desejamos. É aqui que corre o perigo. O que pensamos, sentimos e expressamos tem que estar sob o aspecto da luz, caso contrário revelará quem você é de verdade.

Ser melhor requer trabalho constante e diário, sempre observando dentro de si mesmo este ser que fala e age. Está pessoa é você. Temos milhares de defeitos e ao inteirarmos disto, abrimos uma porta para reflexão como, preciso me mudar e tenho que começar já. O que você pode pensar de alguém as vezes está mais incrustado no fundo do seu ser, como parte de sua realidade. Por isto não podemos apontar o dedo para ninguém, se ainda não tiramos o lixo que está dentro de nós. Esta função de remover o que não é bom está relacionada a nossa evolução espiritual.

Sim, porque somos imagem e semelhança de Deus. Ele é o modelo que temos que seguir. É prazeroso quando você começa a agir. As transformações para melhor vão revelando a sua verdadeira essência. Já não é mais agradável ser como antes. É na verdade fazer trocas no comportamento. Ser nervoso pode passar a ser calmo. Falar alto incomoda demais. Já falar mais baixo deixa as pessoas atentas ao que está sendo dito e acalma seu espírito. Se gosta de brigar inverta. Domine seus instintos promovendo concórdia. A força da sexualidade não disciplinada leva a estragos irreversíveis. Ela é a fonte que comanda nossos desejos e precisa ser educada. Endividar por compulsão é viver no fundo do posso. O melhor é ser comedido. Gastar quando pode para ter prazer sem preocupações futuras. Toda prudência gera vida. Invejar não traz dinheiro.

O certo é desejar com esforço o que deve ser para você. Criar separação não beneficia em nada sua alegria, mas dialogar e chegar a um consenso gera saúde. Ser impaciente não conquista quem você ama, porém dar espaço para que ela se manifeste aumenta o amor entre os dois. Trabalhar tem seu valor. Ficar na ociosidade empobrece. Tudo que é negativo tem que ser convertido em positivo dentro de você mesmo. Só assim você poderá transformar o outro, amando o seu próximo como você se amou e ama nesta jornada de esclarecimento e evolução. Esta é a grande verdade que o céu quer de nós. Filhos de Deus, da luz, engajados na missão do amor, usando de misericórdia primeiramente com você, para distribuir os bens que conquistou. É maravilhoso ser melhor. Ser uma nova criatura cujo coração está cheio dos verdadeiros sentimentos, fazendo dele morada viva do Espirito Santo.

Amigo te convido a este trabalho dignificante. Eu já faço isto a muitos anos, e estou te dando esta certeza, porque não parei ainda de me transformar. Somente quando deste mundo sairmos, e mesmo assim ainda incompletos. Vale a pena agora, daqui para frente dar o verdadeiro valor a vida.

Até a próxima se Deus quiser. Meu carinhoso abraço.

Dra. Elizabeth Resende, psicanalista.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *